Ano Cleliano da Humildade e Caridade: entenda a humildade

Imagem

Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade e conhece as suas próprias limitações. Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa.

Um exemplo de humildade é a Bem-Aventurada Clélia Merloni, Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus que, durante o seu exílio escreveu em seu Diário:

“Jesus quer que eu pratique a humildade com o próximo, pegando sempre, para mim, a parte menor e o último lugar; tratando todos com muita consideração e respeito, desejando vê-los mais estimados do que eu mesma, alegrando-me por ser considerada incapaz de governar e, sem os dotes e as virtudes necessárias, e isto, Ele quer que eu o faça, às custas do meu amor próprio, para honrar as Suas humilhações; para receber, com docilidade, as correções, os desprezos, sem me desculpar, nem justificar-me, não falando nunca de mim, sofrendo as contradições, docemente e sem me  impacientar”. (Diário p. 182). 

Repitamos, muitas vezes ao dia esta oração: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

Texto pela Ir. Josefina Suzin

LEIA TAMBÉM: