Os ministérios são tão diversos quanto às necessidades da Igreja local: os serviços sociais, os serviços jurídicos, assistência aos pobres, imigrantes e menores desacompanhados, encarcerados, toxicodependentes, vítimas de tráfico de seres humanos, o serviço aos sacerdotes e os seminaristas estão entre os vários ministérios sociais e espirituais nos quais as Apóstolas estão envolvidas. As Apóstolas colocam-se à serviço da Igreja e do povo de Deus. Em virtude de sua consagração, elas são enviadas em missão. Seu zelo missionário flui da vivência do carisma de compartilhar o amor do Coração de Jesus, imaginado por Madre Clélia.
Por meio do Batismo, o fundamento de toda a vida cristã é recebido como uma entrada para a vida espiritual. Liberto do pecado e renascido como filhos de Deus, o cristão se torna membro de Cristo, incorporado à Igreja, participando de sua missão.
A vida espiritual não deve depender apenas dos sacramentos; antes, deve ser fortalecido todos os dias através da formação espiritual. De acordo com a carta de São Paulo aos Hebreus, nenhum cristão pode ser firme no caminho da fé sem o "alimento sólido" da formação que torna possível permanecer no caminho certo.