Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nos ensina que “Educar é uma obra de Amor” e tal missão exige coerência e testemunho, abertura e diálogo, serviço ao próximo, criado à imagem e semelhança de Deus (Gen. 2,27), consciência de aprender sempre, ousadia e coragem para responder com excelência aos desafios que nos apresentam a Educação do século XXI.
Ser escola católica é compromisso assumido desde a fundação. Madre Clélia, em seu zeloso coração, procurava manter-se em sintonia com as orientações da Igreja. Concebia a educação como uma “Obra de amor” e uma forma de “promover o outro em sua totalidade” (FARIAS, 1990, p. 281). “A educação está entre as principais obras de caridade a que se dedica o Instituto das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus”, dizia a Fundadora (in: FARIAS, 1990, p. 280).
Madre Clélia não sistematizou uma teoria pedagógica, nem estabeleceu um método educativo, mas foi sua própria prática e as orientações dadas às Irmãs educadoras que testemunham sua visão aberta e comprometida com sua fé no ser humano.
Além das unidades educacionais pertencentes a Congregação, a Apóstola Educadora realiza sua missão em escolas diocesanas e paroquiais com o mesmo espírito de amor de Madre Clélia. Esforça-se para compartilhar o amor do Coração de Jesus com os alunos, suas famílias e os colaboradores.
As Apóstolas atuam em todos os níveis educacionais. Da Educação Infantil, ao Ensino Superior, são mais de 40 mil alunos atendidos.
Sensíveis às necessidades dos irmãos as Apóstolas desenvolvem sua missão também em escolas que atendem pessoas com necessidades especiais.
Para saber mais informações sobre nossa missão educacional nos vários países, visite os seguintes sites:
“Educar é uma obra de amor”