As etapas para a formação das candidatas para as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus destinam-se em acompanhá-las na descoberta e resposta ao seu chamado batismal para se tornarem discípulas do Reino de Deus. Conscientes de serem portadoras do Carisma recebido pela fundadora, Madre Clélia Merloni.
A jovem que sente o convite de Jesus para dizer "SIM" como Apóstola do Seu Sagrado Coração, inicia o seu caminho como pré-postulante. Este período inicial é chamado de "pré-postulado", porque precede a aceitação oficial no postulado, que é o primeiro período da formação inicial prescrito pelas Constituições. É hora da candidata e a comunidade aprenderem mais sobre o outro. A Congregação acolhe com alegria as jovens que manifestam o desejo de discernir a possibilidade de um chamado à vida religiosa. O acompanhamento espiritual é oferecido neste período, para aquelas que a Congregação sente estarem preparadas para iniciar esta jornada.
O postulado é a primeira etapa da formação prescrito pelas Constituições. É um período de crescimento humano e espiritual, em que a candidata, atraída pelo amor de Jesus e pela beleza do dom total de si para seguir o Evangelho, procura crescer em sua vocação e amizade com o Senhor. É uma época em que tanto a candidata como a Congregação podem verificar a autenticidade da vocação à vida religiosa na Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. O principal objetivo desta etapa de formação é levar a candidata a uma maturidade crescente e equilibrada, que lhe permita fazer uma escolha livre e responsável por Cristo, segundo o carisma de Madre Clélia Merloni.
O noviciado é o tempo de iniciação à formação de vida que Jesus abraçou e propôs no Evangelho. É organizado de tal maneira que as noviças sejam mais capazes de tomar consciência de sua vocação religiosa, experimentar o estilo de vida proposto pela Congregação e formar-se no carisma. Esta etapa de formação visa dar a noviça a oportunidade de conhecer e experimentar a beleza e as exigências da vida consagrada através da interiorização dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência. Também procura iniciar a jovem em uma jornada de uma experiência cada vez mais profunda em Deus, a fim de ser um sinal visível da presença amorosa de Cristo no mundo.
O juniorato, última etapa da formação inicial da Apóstola, coincide com o período dos votos temporários e normalmente dura entre cinco e nove anos. A irmã mais nova continua a internalizar os valores já aprendidos e a integrar sua formação humana e espiritual com a preparação cultural e profissional, juntamente com a experiência apostólica. Este período formativo visa preparar a irmã em votos temporários para o dom total de si para Deus na profissão perpétua dos votos como Apóstola do Sagrado Coração de Jesus. Ela é chamada para ser:
Enquanto as primeiras etapas de formação são geralmente feitas no próprio país da candidata, o programa de Juniorato pode ser realizado na Casa Geral em Roma, Itália.
A formação permanente é uma parte importante da vida de uma religiosa consagrada. Cada Apóstola é chamada a usar os recursos disponíveis da Igreja e da Congregação para crescer espiritualmente, intelectualmente, pessoalmente e crescer em uma compreensão mais profunda do carisma.