De um lado, empresas com modelos de negócio disruptivos, gestão inovadora e diferenciais sustentáveis, interativos e que superam as expectativas. De outro, profissionais que buscam a realização profissional no menor espaço de tempo possível. Isso é o que caracteriza a maior parte das empresas o século XXI e a introdução de uma nova geração no mercado de trabalho. Como desafiar o futuro e inspirar novas tendências no mundo atual? Esse é o papel da educação empreendedora e sua influencia no sucesso profissional dos jovens de hoje.
A alta competitividade e a necessidade de inovação constante transformou o mercado de trabalho em algo realmente imprevisível e desenvolver habilidades de autonomia, proatividade e criatividade é uma grande vantagem para este cenário. Por isso, cada vez mais, o tema “empreendedorismo” é abordado dentro das escolas, formando profissionais protagonistas de suas próprias histórias.
Quer conhecer mais sobre esse assunto? Continue no texto e entenda a importância de preparar os jovens para planejar e alcançar seus objetivos!
Um modelo de educação eficiente, com atividades práticas e ambientes que estimulam a inovação, já é realidade em algumas escolas do país. Diariamente, os alunos são preparados para solucionar seus problemas de maneira criativa e autônoma.
Dessa forma, a educação empreendedora propõe um perfil multidisciplinar e que se adapta às novas situações, permitindo, ao estudante, a visão de carreira e o reconhecimento da trajetória do mercado de trabalho.
Em sala de aula, o empreendedorismo é trabalhado com conceitos e conhecimentos que estimulam o raciocínio lógico, possibilitando a definição de metas, a busca por soluções e o alcance de objetivos de maneira independente.
Ou seja, o sucesso profissional é inspirado, também, pela vontade de empreender, aprimorando o espírito de liderança e o protagonismo criativo.
Um bom empreendedor não só tem a visão de negócio como também entende as habilidades necessárias para alcançar o sucesso profissional. Assim, inserir a educação empreendedora no cotidiano escolar, desenvolve, no aluno, capacidades comportamentais, desde cedo, promovendo experiências teóricas e práticas antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.
Mais do que entender o funcionamento de uma empresa, abordar o tema durante as dinâmicas de sala de aula, prepara o jovem para uma boa comunicação interpessoal e estimula a criatividade e a colaboração.
A flexibilização e a interatividade da prática educativa permite um conjunto de possibilidades para a abordagem da educação empreendedora; isso porque, na Educação 4.0, a inovação, a solução de problemas e o protagonismo já são trabalhados em sala de aula. Você pode entender um pouco mais sobre esse assunto neste outro texto do blog da Sagrado.
Afinal, para começar um negócio, o empreendedor precisa reunir habilidades de diversas áreas e seguir as tendências do mercado, que acompanham os hábitos de lazer, trabalho e consumo da sociedade.
Por isso, a discussão deste tema dentro das escolas tem se tornado uma realidade a partir do uso de tecnologias, makerspaces e ambientes colaborativos. Além de garantir o sucesso profissional, promover a educação empreendedora também é uma forma de diversificar o mundo dos negócios e as possibilidades de futuro.
Continue por dentro das novidades do universo da educação! Semanalmente, o blog da Sagrado - Rede de Educação traz conteúdos para você se atualizar.
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.