“Jesus é o Filho que, desde toda a eternidade, recebe a vida do Pai e veio estar com os homens, para torná-los participantes deste dom: 'Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância'”. (São João Paulo II)
Objetivo: definir as prioridades pessoais.
Material: papel e caneta para cada integrante.
Faixa etária sugerida: a partir dos 12 anos.
Descrição: cada pessoa escreve cinco sonhos pessoais. Todos devem saber que esses sonhos serão a bagagem de uma viagem muito especial, a viagem de sua vida. Irão para outro país, numa longa jornada.
Com os sonhos em mãos e saindo de casa, surge a primeira dificuldade: nem todos os sonhos cabem no carro o qual vai levá-los. Assim, é preciso abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, o carro quebra, é preciso seguir a pé, mas, devido ao peso das bagagens, deve-se deixar outro sonho de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?
Na caminhada, surge um cachorro que começa a correr atrás de vocês para atacá-los, e, para que escapem de uma mordida, terão que deixar outro sonho, ficando com dois. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontrarão uma alfândega, onde serão barrados e terão que seguir somente com uma mala. Qual sonho deixarão?
Qual o maior sonho que nunca abandonarão?
O carro cheio representa os membros da nossa família que interferem na conquista de nossos sonhos. Em algumas ocasiões, nos estimulam a realizá-los e, em outras, fazem até desistirmos de alguns.
O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho. Em certas ocasiões, pelo cansaço, desistimos.
O cachorro tem conotação de perseguição. Assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação.
E, finalmente, a alfândega significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.
Reflitam sobre as respostas de cada um.
Material: cartolina, sulfite, lápis, canetinha, giz de cera, massinha, cola, fita adesiva, palito de dente, palito de fósforo e tesoura.
Nota: os itens citados são apenas sugestões para o desenvolvimento da dinâmica. Pode-se utilizar materiais similares, acaso queiram.
Objetivo: cada membro da família deverá construir uma caricatura de outro membro, utilizando-se do material de maneira criativa. Ao mesmo tempo, a família constrói os ambientes da casa.
A dinâmica nos oportuniza vivenciar o amor ao outro que está bem próximo nós e reconhecer nosso ambiente familiar como um local de companheirismo, aprendizado, partilha e Fé.
Material: panela, tampa de panela, colheres, potes vazios, feijão e arroz sem cozinhar, ralador de legumes e outros similares. Roupas para o momento e, claro, um celular para registrar tudo.
Descrição: Escolher o nome da banda. A seguir, organizar os utensílios para a sonorização. Sejam criativos e pacienciosos para chegar à sintonia entre os instrumentos.
Todos nós temos ao menos um talento e — se tratando da banda da sua família — se o seu não é tocar um instrumento, tente cantar, criar a coreografia ou ainda dançar a canção!
Boa sorte!
Não se esqueçam de filmar o grande show da Banda!
O que realmente importa é o envolvimento e alegria de todos!
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.