Cada vez mais cedo, as redes sociais começam a fazer parte do dia a dia dos alunos. Já parou para pensar quantos deles possuem WhatsApp, Instagram e TikTok, por exemplo? Praticamente todos, não é mesmo? Esse contato constante com a tecnologia faz parte da nova era digital e cabe aos educadores se adaptarem à realidade, aproveitando as ferramentas disponíveis para criarem um ambiente inovador no ensino.
Afinal, como se aliar a algo que toma tanto tempo dos jovens?
No conteúdo de hoje, vamos ajudar você, educadora e educador, a modernizar as aulas e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. Aqui, conversaremos sobre o papel das redes sociais na era digital e sobre as oportunidades e desafios desse meio na educação.
A era da informação é marcada pela velocidade da circulação de mensagens e conhecimentos, através das diversas plataformas surgidas com a comunicação digital. Uma geração formada por jovens conectados e com uma busca altíssima por entretenimento.
Estar “offline”, hoje em dia, é praticamente impossível; principalmente, após a chegada das redes sociais. Essas mídias de interação oportunizaram a aproximação de pessoas de todas as partes do mundo e, mais do que isso, passaram a exercer forte influência no estilo de vida de cada um.
Com todo o avanço tecnológico e facilidade do acesso às informações, podemos perceber que a casa e a escola deixaram de ser os únicos locais de aprendizado. Por isso, como adaptar o contexto educacional ao crescimento das redes sociais e garantir seu uso de maneira consciente?
O momento de isolamento social o qual estamos vivendo, fez com que olhássemos de maneira diferente para as redes sociais. Elas deixaram de ser apenas uma mídia de entretenimento e passaram a fazer parte do nosso cotidiano também como forma de trabalho.
Assim, foi possível entender mais de perto a necessidade da vivência em tecnologias dentro das escolas, preparando o aluno — para compreender que o espaço virtual é um local valioso para a aprendizagem — e o educador, de maneira a buscar meios eficazes para a relação de ensino.
Vamos, então, entender algumas das oportunidades que as redes sociais trazem para a educação:
É importante lembrar que os alunos passam horas nas redes sociais. Por que, então, não se adaptar a esse ambiente?
Através das redes sociais, é possível criar um novo espaço de estudos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências além das aulas.
Convide os estudantes para um debate, realize perguntas, compartilhe conteúdos dentro dos grupos e traga esses assuntos para a sala de aula, no outro dia, estendendo o que foi abordado online.
Dessa forma, o estudante pode se envolver nas matérias de maneira espontânea.
Ajude na interação entre os alunos e desenvolva um local para que eles possam colaborar entre si com materiais interativos, links e dicas de estudo.
Você, como educador, possui o papel de orientação e pode, também, observar as dificuldades dos estudantes por meio das conversas.
Com todas as inovações da era digital, é normal que tenhamos deixado a agenda física de lado. Mas, ainda assim, não vivemos sem um calendário no celular, não é mesmo?
Principalmente agora, que a maioria das atividades estão sendo realizadas de maneira online, nada melhor do que programar as tarefas e organizar a entrega de trabalhos com a ajuda de aplicativos. Desse modo, os alunos poderão acessar e acompanhar tudo que foi planejado.
Você também pode reservar um horário do seu dia para tirar as dúvidas através de um chat, comunicando o período antecipadamente, para que os estudantes preparem suas questões.
Entre todas essas vantagens, precisamos de um cuidado especial com algumas questões dentro das redes sociais, garantindo um uso consciente e seguro pelos estudantes. Não podemos esquecer que também é responsabilidade da escola informar sobre os perigos que encontramos no espaço online e orientar sobre o consumo de conteúdos:
Estabeleça um combinado com os alunos, um “código de conduta”. Leve em consideração publicações ofensivas, comportamentos inadequados e lembre-os que este grupo online, além de ser um local de estudos é, também, um ambiente de respeito.
Nem todo mundo pode estar o tempo todo conectado. Em cada casa existe uma realidade diferente e suas regras. Portanto, conteúdos obrigatórios, como trabalhos, exercícios e lições, devem ser disponibilizados em meios de comunicação oficiais do colégio.
Além disso, é importante que os pais sejam informados, em reunião, sobre as ações desenvolvidas nas redes sociais, para que eles estejam conscientes das atividades extraclasse.
Entrar no mundo dos jovens e todas as suas conexões, pode não ser uma tarefa fácil no início, mas é um grande diferencial para quem deseja fortalecer a relação ensino-aprendizagem.
Aqui no blog da Sagrado - Rede de Educação, você encontra conteúdos como esse para ajudar na produtividade em sala de aula. Inscreva-se em nossa newsletter!
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.