Episódio disponível nas plataformas:
A definição de “Memorável” passa por dois conceitos principais: o primeiro se refere ao que merece ser conservado na lembrança e o segundo define aquilo que tem muita notoriedade ou o que é célebre.
A proposta deste curta francês é refletir sobre a doença que aflige algumas famílias, especialmente os mais idosos. O esquecimento, Alzheimer ou outra doença degenerativa. Mas, falando assim, o filme teria tudo para ser um drama, até trágico e melancólico. O que é algo que não precisamos nesse momento. No entanto, o diretor trata dessa relação do senhor com sua esposa de uma forma tão artisticamente encantadora e leve, que, realmente, é possível dizer que faz jus às duas definições da palavra que carrega o título.
Todo artista, de certa forma, chega a um ponto do caminho em que se sente misturar com sua própria arte. Ou melhor, sente que ela mesma parece tomar vida e fazer do autor um simples instrumento, através do qual ela se revela. E isso acontece de forma tão natural — e é tão bem retratada nessa obra — que consegue prender nosso olhar em cada um dos 12 minutos.
Não é possível deixar de lado, também, a figura da esposa, sua paciência e carinho. Que exemplo de fidelidade! E a paixão que os envolve, que permanece lá, apesar de toda amnésia, os faz querer dançar juntos ao final, enquanto permanecem unidos pelo amor e pela decisão de estarem ligados. Esse mesmo amor faz o homem se encantar pela beleza de sua esposa até o fim, apesar de não saber mais nem mesmo quem ela é. Um amor provado e confirmado.
Depois de ver o filme, algumas indicações para a oração:
Sabemos que, muitas vezes, nossa debilidade e falta de “memória” nos impedem de reconhecer quem é Deus e tudo o que já fez e faz por nós. Tantas vezes na Bíblia, Deus teve que re-cordar ao povo que o seu amor era para sempre, que Ele estava caminhando ao lado do seu povo escolhido e que não era preciso ter medo.
Peçamos a Deus que nos ajude a conservar a memória de suas graças e para que elas nos deem força e coragem para os passos em que não nos sentimos ainda tão seguros.
Deus fez uma aliança conosco. Nos amou e escolheu para sermos seus filhos e vivermos na sua presença. Podemos dizer que, por isso, na dança da vida, Ele nunca nos abandona. Muito pelo contrário, nos ensina e acompanha a cada passo.
Às vezes sentimos movimentos cambaleantes, nos falta o ritmo, pisamos nos pés de tantos... Mas sua mão está sempre lá, estendida quando caímos, acolhedora quando esquecemos ou quando não queremos dar um próximo passo porque não o conhecemos. Nos guia e nos protege.
A fidelidade de Deus é sem limites. É ela que inspira nossas relações, nossos compromissos humanos. E não só inspira como sustenta.
Pensemos às famílias, cada dia mais, sem paciência, ainda neste tempo em que nos obrigamos a passar mais tempo juntos, sob o mesmo teto, às vezes. Pensemos aos casais que se amam, mas, ao primeiro obstáculo, desistem da relação. E peçamos, nessa oração, que a fidelidade do Senhor e o seu Amor perene e incondicional sejam luz e inspiração na vida de cada um de nós.
Convido a rezar uma passagem da Sagrada Escritura que se encaixa bem com este pequeno filme e tê-la em mente nos próximos dias. Talvez escrevendo o trecho que mais lhe tocou em uma folha e pendurá-la em um local de passagem ou estratégico da casa.
“Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor. "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará o seu próximo nem o seu irmão, dizendo: 'Conheça o Senhor', porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados". (Hebreus 8:8-12)
Ó Espírito Santo de amor, tu és o movimento
que me atrai a Deus e aos irmãos e que me faz querer fazer
de cada instante da vida, uma dança harmoniosa.
Inspira cada passo que dou, e faz que cada batida
do meu coração, seja um sim, ritmado pela sua
paixão por mim.
Amém.
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.