Os alunos da 1ª série do Ensino Médio construíram instrumentos musicais nas aulas de laboratório de Física. O estudo proporcionou o desenvolvimento de habilidades como compreensão da produção do som de diferentes instrumentos musicais e sua classificação, desenvolvimento da criatividade, incentivo à reciclagem e reutilização de materiais.
Além disso, os estudantes discutiram a aplicação de possibilidades sonoras na produção de um podcast científico relacionado ao projeto interdisciplinar “Caminhos do Pão”, o qual envolveu oito componentes curriculares: Técnicas de Redação, Biologia, Atualidades, Geografia, Física, Química, Educação Física e Ensino Religioso.
Para finalizar os estudos sobre instrumentos musicais, os alunos também participaram do projeto interdisciplinar Física e Religião. Essa atividade visou a compreensão da diferença entre som, ruído e barulho e a percepção da música como forma de expressão de ideias, valores e sentimentos. Além de identificar a música como parte da existência humana, buscou-se reconhecer relações entre rituais religiosos, música e instrumentos musicais.