Investigando a língua escrita
A alfabetização é um processo que permite à criança codificar e decodificar os sons da língua por meio do conhecimento das letras. Para isso acontecer, ela precisa conhecer o alfabeto, trabalhar a consciência fonológica e desenvolver a mecânica da escrita e da leitura.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais realizam diversas propostas com o objetivo de compreender o nosso sistema alfabético de escrita - foco principal da ação pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
As atividades propostas estimulam a reflexão sobre a escrita alfabética e as crianças são incentivadas a explorar a relação entre sons e letras, investigar com quantas e quais letras se escreve uma palavra, testar diferentes organizações de sílabas.
Em uma dessas aulas, as crianças foram convidadas a desenvolver a consciência fonológica, investigando o som da letra B e suas combinações com "as vogais poderosas” – aquelas que dão sons diferentes às demais letras. Após a composição das palavras, criaram diferentes estratégias para descobrir o número de sílabas, representando-as com a massinha de modelar. Esta proposta de trabalho garante às crianças a visualização concreta dos diferentes “tamanhos de palavras” (compostas por números diferentes de sílabas).
Após esta atividade, as crianças partilharam suas descobertas e conhecimentos com a turma. Assim, juntos, refletiram sobre a composição das palavras, comparando-as quanto ao número de sílabas.
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.