No Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), a Proposta Pedagógica define sua intencionalidade educativa na formação de alunos protagonistas, proporcionando-lhes projetos, práticas educativas e ambientes favoráveis ao desenvolvimento contínuo e crescente da autonomia, tanto para a administração dos seus próprios estudos, nas diferentes áreas do conhecimento numa abordagem interdisciplinar, quanto para a sua atuação em sociedade e para a construção do seu projeto de vida.
Cientes do perfil dos educandos, cada vez mais conectados com o mundo, a tecnologia e a cultura digital permeiam o currículo escolar e as propostas didático-metodológicas, como estratégias de mediação, ampliação, consolidação e conexão do conhecimento e das interações que se estabelecem entre eles
• Encontro de Vida
• Estudo do Meio
• Recuperação Paralela
• Mostra Cultural
• Jogos da Amizade
• Concurso de Redação
• Desafios do Conhecimento
• Provões
• Páscoa Jovem
• Projetos de Ação Social
• Projeto Integração ( 5º com 6º ano e 9º ano com 1ª série EM)
• Acolhida aos alunos e famílias no início do ano
• Festa Junina
• Encontro com os Pais e Comunidade Escolar (Festa da Família 1º e 2º Semestre)
• Celebrações e comemorações (Semana do Sagrado, Dia do Estudante, Semana da Criança)
• Solenidades de Encerramento de Curso
• Festividade do Primeiro Livro
• Jogos da Amizade
• Olimpíada Esportiva Madre Clélia (OEMC)
• Mostras Culturais
• DIP (Dia de Informação Profissional)
• Projeto de Educação e Cultura (PEC)
• Dia de Ação de Graças
A Educação Financeira é uma frente de aprendizagem transversal que contribui com a mudança da qualidade de vida de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Constitui-se em uma ferramenta importante para contribuir com o planejamento e a realização de projetos pessoais e coletivos. É, ainda, uma ferramenta que possibilita a leitura da realidade, do planejamento de vida e da realização pessoal.
Dentro da abordagem da BNCC, é uma frente de trabalho que favorece a construção de um conhecimento financeiro-econômico de forma compartilhada e coletiva.
Será uma proposta que pretende desenvolver um processo de descoberta das potencialidades, limites e desejos pessoais do aluno num processo de autoconhecimento. Trata-se de um projeto que possibilita a cada pessoa, em seu percurso, traçar um planejamento para atingir objetivos, estabelecendo rotas intencionais.
No desenvolvimento do Projeto de Vida, o aluno será estimulado a desenvolver suas competências socioemocionais, tendo em vista o alcance de seus propósitos pessoais. O componente Projeto de Vida deseja ser um espaço para desenvolver o percurso entre “quem eu sou” e “quem eu quero ser”.
Esperamos que este componente permita potencializar o protagonismo dos estudantes e contribuir para uma formação autônoma, solidária e competente. O Projeto de Vida está contextualizado na competência 6 da BNCC: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimento e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade autônoma, consciência crítica e responsabilidade.”
Hoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.